Categorias
Uncategorized

Funchal, Ilha da Madeira Portugal, Teresa Guilherme

Nesta pintura, Funchal, Ilha da Madeira, Portugal, há um pouco da minha história… que um dia eu ainda conto-lhe!

 

Por Josefa Maria Santos –  Funchal, Ilha da Madeira Portugal – Teresa Guilherme.  Surrealismo, Fauvismo. Óleo sobre tela. 264430_185264251529053_6445736_n

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

O Funchal é uma cidade portuguesa na ilha da Madeira, capital da Região Autónoma da Madeira e a mais populosa fora do território continental português. A cidade coincide com o seu concelho, e tem 76,15 km² de área e 111 892 habitantes (2011)[1] , subdividindo-se em 10 freguesias. A área metropolitana do Funchal, que inclui os concelhos de Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Santa Cruz e Machico, tem uma população superior a 225 mil habitantes.

O município é limitado a norte pelo município de Santana, a nordeste por Machico, a leste por Santa Cruz e a oeste porCâmara de Lobos, sendo banhado pelo oceano Atlântico a sul. Foi a João Gonçalves Zarco que coube a capitania da cidade em 1424, ano em que se iniciou o povoamento. As ilhas Selvagens, 250 quilómetros a sul do Funchal, pertencem a estemunicípio, havendo desta forma descontinuidade territorial.

 

Teresa Guilherme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

É filha do fadista Luís Guilherme e de Lídia Ribeiro, tendo como padrinho o fadista Tony de Matos que foi o último companheiro da sua mãe.

A sua infância foi repartida entre o Brasil e Portugal e ainda na infância começou a interessar-se pelo mundo do espectáculo, embora não tenha seguido as pisadas dos pais. Optou, antes, por ajudar a montar espectáculos atrás dos palcos.

Em 1978, aos 23 anos, depois de uma experiência falhada na função pública, ingressou na RDP pela mão de Raul Durão, para exercer a função de produtora no programa radiofónico “Vozes e Nozes”. Depois de trabalhar com Raul Durão, passou, ainda na rádio, a produzir programas de Nicolau Breyner.

Ao longo da década de 80 decicou-se mais à produção de festas e espectáculos, como passagens de modelos e inaugurações de centros comerciais, tendo formado a empresa “Teresa Guilherme, Lda.” que era bastante solicitada, na altura, em Lisboa.

Em 1991, iniciou-se na televisão, ao criar e produzir um programa para a RTP destinado ao público juvenil. Chamava-se “Acontecimentos, Limitada” e tinha periodicidade semanal.

Ainda nesse ano, Teresa Guilherme estreou-se à frente das câmaras, ao apresentar um programa da sua autoria, o “Eterno Feminino”. Foi aqui que começou a ficar conhecida do grande público.

Também em 1991 produziu o concurso Sim ou Sopas, apresentado pelo seu amigo Manuel Luís Goucha, seguindo-se uma série de programas televisivos na RTP.

Olha que Dois (1993, RTP) foi o primeiro programa apresentado por Teresa Guilherme, em parceria com Goucha, sem ser produção sua.

Ainda nesse ano, propôs ao canal televisivo SIC o programa diário “E o Resto é Conversa”, que viria a ter quase 200 edições. No final de 1994, a SIC confiou-lhe a apresentação e produção do inovador concurso “Não Se Esqueça da Escova de Dentes“, um sucesso só comparável a “Ai os Homens”, uma grande produção de Teresa Guilherme que foi para o ar em 1998 e cuja apresentação esteve a cargo de José Figueiras.

O regresso à RTP deu-se no ano seguinte com a produção de “Passeio da Fama”, mas pouco tempo depois passou a trabalhar também para a TVI e para a SIC.

No ano 2000, foi convidada a apresentar o Big Brother, uma produção da Endemol para a TVI que viria a revolucionar a televisão portuguesa.

Em 2002, produziu, entre outros, os programas “Lux”, “As Manhãs de Sofia” e “Olá Portugal” para a TVI e a “Fábrica de Anedotas” e o “Passeio dos Alegres” para a RTP.

Em outubro de 2004, estreou-se como apresentadora da reposição do concurso “Um, Dois, Três” na RTP1.

Em 2006 pisou, pela primeira vez, os palcos de um teatro, ao lado de Miguel Falabella, com a peça A Partilha.

Em 2008 deixa o cargo de ficção e regressa apenas à apresentação. Apresenta o programa Momento da Verdade que prometia agitar a televisão portuguesa, mas não alcançou grande sucesso. Em 2009 abandona a estação por desentendimentos com o director da SIC.

Em 2010, admite regressar à televisão, possivelmente na cabo, com a fundação do seu próprio canal. Mas em 2011 recebe o convite da TVI para apresentar a 2ª edição doSecret Story – Casa dos Segredos, substituindo Júlia Pinheiro que troca a TVI pela SIC no início desse ano.

Em 2012, os castings para a 3ª edição do Secret Story – Casa dos Segredos abriram e depois de se tanto especular Teresa Guilherme foi confirmada pela TVI como a apresentadora desta 3ª edição. Em 2013, apresentou a edição especial, Secret Story – Casa dos Segredos: Desafio Final, que juntou concorrentes da 2ª e da 3ª edições do programa e que teve ainda como convidados alguns ex-concorrentes da 1ª edição.

Em 2013, Big Brother, o programa que mudou a televisão em Portugal, regressa à TVI no formato Big Brother VIP e conta com a apresentação principal de Teresa Guilherme, confirmação dada pela TVI.

Ainda em 2013, a TVI volta apostar em Secret Story – Casa dos Segredos e, depois de tantas especulações, Guilherme é confirmada como a apresentadora desta 4ª edição.

No inicio de 2014, volta a apresentar a edição especial da Secret Story – Casa dos Segredos: Desafio Final 2, que junta concorrentes das 3ª e 4ª edições.

Em junho de 2014, embarca em mais um programa que irá percorrer de norte a sul do país para aquele que será o seu programa de verão aos sábados à tarde, na TVI.

Ainda em 2014, volta a abrir as portas da Venda do Pinheiro para a 5ª edição do Secret Story – Casa dos Segredos e Teresa Guilherme é uma vez mais, a anfitriã escolhida pela TVI.

Em janeiro de 2015, volta a apresentar a edição especial Secret Story – Casa dos Segredos: Desafio final (3ª edição), que junta concorrentes das 3ª, 4ª e 5ª edições.

Em fevereiro de 2015, estreia uma edição especial do Secret Story – Casa dos Segredos: Luta pelo Poder, com concorrentes das 5 edições e convidados.[2]

Em abril de 2015, estreia um novo programa dos fins de tarde da TVI, The Money Drop – Entre a Ganhar, um programa onde são feitas perguntas aos concorrentes que podem ganhar até 100 mil euros.[3]

A 3 de Outubro de 2015, estreou “A Quinta“, o novo reality-show da TVI e foi Teresa Guilherme mais uma vez a escolhida para apresentar o programa.[4]

Três meses depois, a 3 de Janeiro já de 2016, Teresa embarca numa nova aventura, onde volta a reencontrar-se com ex-concorrentes da Casa dos Segredos e de A Quinta, naquele que é ” O Desafio” da Quinta.

A 9 de Abril de 2016, Teresa Guilherme estreia o reality-show polémico, que colocará anónimos em busca da sua alma gémea, Love On Top.[5]

Em Setembro de 2016, o reality-show Secret Story – Casa dos Segredos estará de regresso para a sua 6ª edição, e Teresa Guilherme será novamente a anfitriã do programa.[6]

Televisão[editar | editar código-fonte]

RTP[editar | editar código-fonte]

  • 1991 – Acontecimentos, Lda.
  • 1991/1992 – Eterno Feminino
  • 1991 – Hermanias: Especial Fim de Ano
  • 1992 – Casa Cheia
  • 1992/1993 – Olha Que Dois
  • 1993 – Chá das Cinco
  • 2004 – Um, Dois, Três

SIC[editar | editar código-fonte]

TVI[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Por Jô Santos

O Amor é construtivo nas realizações dos meus sonhos...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 6 =